Vencendo a preguiça e conseguindo escrever

Credo, esse título ficou parecendo de livro de autoajuda. Detesto livro de autoajuda! rs

Então ... desde que eu criei o blog eu estava pensando em fazer este post mas a preguiça não deixava, e por mais contraditório que isso possa ser, este é um post de como vencer a preguiça e escrever. rsrs

Sou a pessoa mais preguiçosa que eu conheço. Tanto fisicamente, quanto intelectualmente. Fisicamente pois tenho preguiça de lavar louça, arrumar a casa, fazer exercício físico e por ai vai. E intelectualmente pois morro de preguiça de começar a escrever qualquer coisa que seja, e isso ficou muito aparente na minha época de faculdade. Só fazia os trabalhos no último dia porque realmente não tinha mais jeito, enquanto eu podia enrolar eu enrolava. E, para fazer esse post não foi diferente. Só que isso acabou me fazendo muito mal. Eu me inscrevia na matéria de monografia e nunca começava a fazer, aii passava o semestre e eu desistia e deixava para o próximo. Fiquei assim um ano e meio, até que não tinha mais jeito e tive que começar. Corri atrás de orientador e comecei a fazer, só que meus problemas estavam só começando. Eu tinha que imprimir os artigos que ia ler, pois no computador eu me distraio muito facilmente. Eu lia tudinho mesmo, ler não era o problema, mas como sempre eu deixava para última hora. E como consequência, nunca conseguia escrever o suficiente no prazo estabelecido pelo orientador. E eu ia ficando para trás de novo. Comecei a fazer o TCC em agosto de 2012, e quando chegou em meados de janeiro de 2013, eu só tinha escrito mais ou menos um capítulo. Eu só tinha feito uma pequena parcela da parte teórica e ainda faltava a pesquisa inteira. Entrei em desespero. Era para entregar em março e eu estava super atrasada. Ai bateu aquela depressão né! Fiquei pensando ... como é que todo mundo consegue fazer trabalhos, escrever, fazer qualquer coisa e eu não? Como posso deixar a preguiça me vencer assim? Ai comecei a ler vários artigos na internet de como vencer a preguiça, dicas de concentração, como escrever bem e outras coisas para ver se eu achava uma luz no fim do túnel. E aii, depois de ler tudo aquilo, eu percebi que o que realmente me faltava era dedicação. Vontade mesmo sabe? Porém uma coisa que me fez muito bem - eu li em algum dos artigos, mas não me lembro mais qual - foi escrever o que eu tinha que fazer. No dia seguinte eu fui na papelaria, comprei uma agenda e comecei a organizar meu tempo escrevendo tudo que eu tinha que fazer. Foi incrível e muito mais fácil do que eu imaginava. Deu certoooo! Dizem que as palavras tem poder né. rsrs Então se eu escrevo que vou fazer determinada coisa, parece que aquilo me impulsiona a realmente fazer aquilo. Parece que vira uma obrigação. 

Então foi isso. De meados de janeiro até meados de março, ou seja, dois meses, eu fiz mais dois capítulos do meu TCC, fiz a introdução e a conclusão, as referências - com ajuda do meu namorado, e a normalização - que é um saco. rsrs Fiz praticamente o TCC todo em dois meses. Eu escrevia os dias que eu tinha para ler cada artigo na agenda. Eu lia uma vez para ter uma opinião geral do assunto, lia a segunda marcando o que era importante e depois relacionava em tópicos os assuntos que eu ia querer escrever. Fazia isso com cada artigo. Depois pegava todos os tópicos que eu tinha relacionado e os organizava em uma ordem lógica. Isso, além de me facilitar a escrever, facilita a compreensão de quem vai ler depois. Vejo muito esse erro quando leio alguns textos, as pessoas não seguem uma sequência lógica de assunto e o texto acaba ficando confuso. Não faço isso aqui no blog, e por isso meus posts as vezes pareçam sem pé nem cabeça, eu começo a escrever e vou direto como se estivesse falando mesmo. Não paro para pensar, só saio escrevendo. Depois releio para ver se meu pensamento todo fez algum sentido para alguém que possivelmente irá ler. Também anotava na agenda os dias que eu tinha para escrever, e lutava contra mim mesma para não sair do computador enquanto não tivesse escrito nada. Minha técnica funcionou, pois pasmem, eu tirei a nota máxima, os avaliadores falaram que eu escrevo bem e que foi muito bom ler meu trabalho, e ainda, o TCC foi selecionado como o melhor da faculdade naquele semestre. Conclusão, meu esforço todo valeu a pena. E assim como eu consegui, que nunca fui melhor aluna, nunca fui de fazer bons trabalhos, outras pessoas com esse mesmo problema de preguiça podem conseguir também. 

Por último, vou deixar aqui relacionados alguns artigos da Revista Super Interessante que falam sobre preguiça, concentração e escrita.




Então é isso aii, espero que não tenham preguiça de ler os artigos e nem esse meu texto enorme aii acima.rs

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário